O custo de abertura de uma loja de cosméticos depende de uma série de fatores, sendo os mais importantes a localização da loja e o tamanho das instalações. Haverá custos completamente diferentes para equipar uma loja com área de 100 m2. e 20 m² Além disso, os custos serão muito diferentes ao abrir uma loja em uma área residencial da cidade e em sua parte central (por exemplo, em um grande shopping center). Se falamos dos custos de abertura de uma loja, são os seguintes
Na verdade, esse valor será suficiente para abrir um pequeno ponto de venda de 15 a 20 m². em um quarto barato (por exemplo, no primeiro andar de um prédio de vários andares). A abertura de uma loja de cosméticos maior de 100 m². E mesmo em um shopping center, custará a um empresário de 2 milhões de rublos. Você pode estimar o período de retorno dos investimentos na abertura de uma loja de cosméticos
Conceitos e sortimento de loja de cosméticos
Mesmo na fase de planejamento da implementação de uma ideia de negócio, é importante determinar o conceito geral da loja. Do contrário, corre-se o risco de abrir uma loja sem um entendimento claro do público-alvo dos compradores: quem será o seu comprador, que tipo de receita ele tem: alta, média, abaixo da média. Nada de bom virá disso. Além disso, o conceito de loja depende da capacidade financeira do empresário.
Se você tem dinheiro para começar, pode abrir uma loja de cosméticos self-service completa, onde todas as opções possíveis de produtos serão apresentadas: dos itens mais caros aos mais baratos, dos produtos artesanais aos cosméticos exclusivos profissionais.
Se não houver fundos suficientes (o que acontece com mais frequência), você terá que se limitar a uma área-chave. A concentração em uma direção permitirá que você crie uma variedade ideal e identifique claramente o público-alvo dos clientes.
Hoje, as seguintes direções (ou variedades) de lojas de cosméticos podem ser distinguidas:
1. Loja de cosméticos profissionais . Via de regra, essas lojas vendem produtos caros de marcas conhecidas: Gucci, Chanel, GUAM, TEANA, etc. Pontos semelhantes estão localizados nos shoppings da elite, nos locais mais transitáveis. Esta é uma das opções de negócios mais caras
2. Loja de cosméticos naturais e medicinais . Lojas semelhantes vendem cosméticos feitos de ingredientes naturais: ervas, minerais, colágeno animal, extratos de cogumelos e assim por diante. Esses departamentos também têm como alvo um grupo específico de consumidores preocupados com a saúde.
3. Uma loja de cosméticos em um país específico , por exemplo, Índia. Os cosméticos indianos não são menos populares entre as mulheres que valorizam qualidade e naturalidade. Esses produtos são feitos apenas de ingredientes naturais e plantas medicinais. Na verdade, esse conceito é semelhante ao das lojas de cosméticos naturais.
4. Compre cosméticos de uma determinada marca . Por exemplo, cosméticos da Natura pedidos (cosméticos para maquiadores). Esta marca é muito popular em todo o mundo. E, apesar do alto custo dessas mercadorias, a loja consegue encontrar seu próprio público de compradores.
Instalações e design de loja de cosméticos
Alugar um espaço comercial hoje é muito caro. E não importa o tipo de loja que você abre: uma pequena ilha em um shopping center ou uma grande loja de autoatendimento – você deve extrair o máximo de eficiência de cada metro quadrado.
Na maioria dos casos, grandes áreas não são necessárias para abrir uma loja de cosméticos. Para um pequeno departamento, é suficiente alugar um espaço de varejo de 10 sq. m.
Como equipamento comercial, a melhor opção seria utilizar uma combinação de prateleiras e balcões. Por exemplo, para um minidepartamento em um shopping center, você pode usar apenas algumas prateleiras nas quais os cosméticos baratos devem ser colocados. E no balcão, que fica mais perto do caixa, você pode colocar mercadorias mais caras.
Ao organizar os móveis comerciais, é necessário respeitar a regra geral: o visitante deve criar um acesso conveniente aos produtos expostos. Evite bagunçar com prateleiras e corredores mais largos. Os produtos mais populares e comprados devem ser abordados da forma mais conveniente possível.
É dada especial atenção ao projeto de iluminação do pregão. Os cosméticos são uma mercadoria pequena, por isso a sala deve ser bem iluminada. Iluminação spot (caixas de luz) também pode ser usada aqui.
O check-out é outro ponto importante na organização de um ponto de venda. O papel do caixa é muito importante. Sua principal tarefa é fazer pagamentos pontuais com os clientes: a fila pode prejudicar muito a reputação da loja. O comprador pode perdoá-lo pelo design escasso e pelas janelas meio vazias, mas não ficar na fila … Os comerciantes dizem isso para cada 80 -100 m2. m. pelo menos uma caixa registradora é necessária.
Funcionários
Atenção especial deve ser dada à seleção e treinamento dos vendedores de loja. Polidez, tato, sociabilidade, perseverança – essas são as qualidades que fazem de uma pessoa comum um verdadeiro mestre em seu ofício. Em última análise, os vendedores são os criadores de seus resultados financeiros, são eles que fazem o cliente comprar.
Retrato ideal de uma vendedora de loja de cosméticos: uma garota na casa dos 20 e 35 anos. Pequena loja de até 20 m2. 2 vendedores são suficientes para trabalhar em uma programação de turnos: 2 a 2.
Loja online de cosméticos
Se você está em uma cidade grande, pode tentar a sorte no comércio online abrindo sua própria loja online. As estatísticas do Google mostram que cerca de 9600 pessoas por mês (ou 320 por dia) estão digitando a frase “compre cosméticos na Internet” em um mecanismo de busca. A maior parte deles está em Moscou e São Petersburgo:
A concorrência nas compras online é, obviamente, muito alta (principalmente em Moscou e São Petersburgo), embora ainda haja poucas lojas de alta qualidade nas regiões.
Para criar seu próprio site e sua promoção, você precisará investir cerca de 70 a 100 mil rublos. Você também precisará celebrar contratos com serviços de correio expresso ou contratar seus próprios correios (embora a primeira opção seja preferível).
Como nomear uma loja de cosméticos
A escolha de um nome para a loja pode levar muito tempo. Se você abre um projeto caro e tem os investimentos adequados, então é melhor confiar a seleção de um nome a profissionais – empresas de nomes.
O nome de uma loja de cosméticos, antes de tudo, depende do público-alvo do outlet. Se o seu cliente principal for uma pessoa pobre (renda média e abaixo da média), nomes simples (algo como “beleza” ou “bolsa de cosméticos”) bastam. Assim, não vamos assustar o cliente, fazendo-o saber que tudo é simples e económico connosco. No caso de um cliente rico, o nome da loja deve soar mais sofisticado, de preferência com viés estrangeiro. Algo como monroe, véu ou tabula rassa.
Márcio Ribeiro é um redator com experiência de 7 anos em trabalhos na internet. Ele nasceu em São Paulo e desde jovem sempre foi fascinado pela história e pela literatura. Após se formar em História, decidiu se dedicar à escrita.
Além de escrever, Márcio também é um palestrante frequente sobre história e literatura, e tem sido convidado para participar de diversos eventos e conferências sobre esses temas. Sua paixão pela história e sua habilidade para contar histórias emocionantes e cativantes fazem dele um redator muito querido entre seus leitores.