Descubra agora a forma certa de escrever: a partir ou apartir? Essa palavra tem acentuação? Veremos a seguir.
A partir ou apartir?
A palavra correta é “a partir”, escrita separadamente, sem o uso do prefixo “a” junto. Essa expressão é muito utilizada para indicar o momento a partir do qual algo acontece, ou seja, o início de uma ação ou uma mudança em uma situação.
Essa expressão é muito comum em frases como “A partir de agora, tudo será diferente“, “A partir da próxima semana, começarei a estudar para o vestibular“, “A partir do momento em que comecei a praticar esportes, minha saúde melhorou bastante“. Todas essas frases indicam o momento a partir do qual algo ocorrerá ou ocorreu.
Além disso, “a partir” também pode ser utilizado para indicar uma base para uma ação ou tomada de decisão. Por exemplo, “A partir das informações que coletei, decidi que é melhor adiar a viagem” ou “A partir da discussão com minha equipe, elaboramos um novo plano de ação“.
Vale importante lembrar que “apartir” não existe na língua portuguesa e seu uso pode gerar confusão ou erros gramaticais. Portanto, sempre que precisar utilizar essa expressão, lembre-se de escrevê-la separadamente, como “a partir”.
Confira alguns exemplos adicionais de frases que ilustram o uso correto dessa expressão:
- A partir do dia 1º de janeiro, as novas regras de trânsito entraram em vigor.
- Decidi mudar de carreira a partir do momento em que percebi que não estava feliz no meu emprego atual.
- A partir do conhecimento que adquiri no curso de línguas, consegui me comunicar melhor em minhas viagens internacionais.
- A partir das críticas recebidas, o diretor decidiu refazer o final do filme.
- A partir do momento em que comecei a praticar meditação, minha ansiedade diminuiu consideravelmente.
A partir ou apartir de hoje?
O correto é “a partir de hoje”, separado.
Exemplos de frases corretas com “a partir de hoje” incluem:
- A partir de hoje, vou começar a fazer exercícios físicos todos os dias.
- A partir de hoje, essa empresa terá uma nova política de atendimento ao cliente.
- A partir de hoje, as regras do condomínio serão mais rigorosas.
- A partir de hoje, começarei a estudar para o concurso público.
- A partir de hoje, essa cidade terá um novo prefeito.
A partir ou à partir? Tem crase?
O certo é “a partir”, escrito separadamente, sem acento grave indicando crase e sem o uso do prefixo “a” junto à palavra “partir”.
O uso incorreto da crase em “à partir” é um erro comum na língua portuguesa. A crase é uma contração que ocorre entre duas vogais iguais, como em “à” + “a” = “à”. No entanto, “a partir” não é uma contração, e sim uma expressão formada por duas palavras distintas.
Portanto, sempre que quiser indicar o início de uma ação ou mudança, utilize a expressão “a partir”.
Veja ainda:
Márcio Ribeiro é um redator com experiência de 7 anos em trabalhos na internet. Ele nasceu em São Paulo e desde jovem sempre foi fascinado pela história e pela literatura. Após se formar em História, decidiu se dedicar à escrita.
Além de escrever, Márcio também é um palestrante frequente sobre história e literatura, e tem sido convidado para participar de diversos eventos e conferências sobre esses temas. Sua paixão pela história e sua habilidade para contar histórias emocionantes e cativantes fazem dele um redator muito querido entre seus leitores.