Prato mais popular da França e os 5 melhores hambúrgueres de chefs famosos
Os franceses escolheram um hambúrguer em vez de uma baguete
Em março, notícias interessantes chegaram da França – hambúrgueres acabaram sendo o prato mais popular e mais vendido por lá. De acordo com pesquisas das empresas de marketing NPD, hoje três quartos dos restaurantes franceses vendem hambúrgueres e 80% dos estabelecimentos têm hambúrgueres no topo das vendas. Até mesmo uma baguete francesa clássica com manteiga e presunto foi removida do pedestal.
Vale ressaltar que a popularidade dos hambúrgueres na França não se deve aos gigantes do fast food, mas, antes de tudo, ao chef com estrela Michelin Yannick Aleno . Em 2010, ele introduziu um menu especial de hambúrguer no hotel cinco estrelas parisiense Le Maurise, que se tornou extremamente popular.
Chefs com estrelas Michelin se preparam para o McDonald’s
Madrid não fica muito atrás de Paris: nesta primavera, o McDonald’s espanhol convidou dois chefs famosos com estrelas Michelin – Dani Garcia e Ramon Freisch – para criar novos hambúrgueres.
Dani Garcia usou bacon, queijo Gouda, salada fresca e dois molhos exclusivos para seu hambúrguer: Cumberland e Bearnesa. A base é um pão francês tipo brioche.
A versão de Ramon Freisha inclui pão de erva e semente de papoula, queijo ibérico, salada fresca e tomate, cebola frita e uma gota de molho barbecue.
Os 5 melhores hambúrgueres de chefs famosos
Db Bistro Modern Restaurant, Nova York.O proprietário e chef Daniel Bouluw queria adaptar a alta gastronomia francesa aos sabores tradicionais americanos. Um bom exemplo é o db Burger com costeleta de peito recheado com costela, guisado em vinho tinto, foie gras e trufa preta em lata. Servido em um pãozinho guarnecido com parmesão torrado, junto com tomate confitado, cebola roxa, alface e batata frita.
M ** Bun, Rivoli (Itália) . Os donos do restaurante Paola and Graziano Scaglia e Francesco Bianco decidiram provar que hambúrgueres são erroneamente considerados fast food. Todos os produtos de sanduíche são fornecidos por fazendeiros locais. Como costeletas, é usada carne de touros piemonteses da fazenda da família Scaglia e batatas orgânicas são trazidas da cidade de Chieri. Sem congelamento ou conservantes – tudo é preparado com produtos frescos na hora: leva quatro minutos para fritar costeletas e quinze para colocar chips. O resultado são hambúrgueres simples, mas deliciosos.
The Spotted Pig Burger gastro pub, Nova York.O hambúrguer de mesmo nome foi criado pela talentosa chef April Bloomfield. Inclui costeleta de pescoço e peito e queijo Roquefort: não parece nada incomum, mas a receita de April foi reconhecida mundialmente.
Gourmet Burger Kitchen, Reino Unido.O restaurante foi inaugurado pelos neozelandeses Greg Driscoll, Brandon Allen e Adam Wills, em cooperação com seu famoso compatriota, o chef Peter Gordon. Ele projetou o Gourmet Burger Kitchen, que tem hambúrgueres de berinjela e tahine; com pesto e mussarela; com beterraba, ovo estrelado e abacaxi. Você pode saborear hambúrgueres famosos não apenas em Londres – em nove anos, a rede Gourmet Burger Kitchen abriu mais de 60 restaurantes em toda a Grã-Bretanha, bem como na Irlanda, Turquia, Grécia e Emirados Árabes Unidos.
Napkin Restaurant, Nova York.Os proprietários são Andy D’Amico e Simon Oren, chefs e grandes conhecedores de hambúrgueres. O rei do menu é um hambúrguer suculento com uma costeleta espessa de Aberdeen Angus, na qual está uma fatia de Gruyere, cebola caramelizada e alecrim aioli. Há mais seis hambúrgueres obra-prima no cardápio, mas foi ele quem trouxe fama à instituição.
Márcio Ribeiro é um redator com experiência de 7 anos em trabalhos na internet. Ele nasceu em São Paulo e desde jovem sempre foi fascinado pela história e pela literatura. Após se formar em História, decidiu se dedicar à escrita.
Além de escrever, Márcio também é um palestrante frequente sobre história e literatura, e tem sido convidado para participar de diversos eventos e conferências sobre esses temas. Sua paixão pela história e sua habilidade para contar histórias emocionantes e cativantes fazem dele um redator muito querido entre seus leitores.