8 de Julho, 2021

Como fazer o cachorro parar de latir: 9 dicas incríveis

Por frangonapanela

A capacidade de controlar o nível de ruído que seu cão faz é um aspecto importante do comportamento responsável do dono. Afinal, latidos constantes podem ser irritantes – não apenas para você, mas também para seus vizinhos.

Antes de ensinar um cachorro a não latir em casa, você deve entender que é uma forma dele se comunicar, transmitir suas emoções, como uma voz humana.

Se um cão mora em uma família por muito tempo, o dono determina exatamente o que seu animal deseja pela intensidade e volume dos latidos. Portanto, você não deve estabelecer a meta do cão parar de latir dentro de casa, você precisa garantir que isso aconteça apenas em situações justificadas.

O primeiro passo para resolver o problema é entender por que seu cachorro está latindo. Alguns cães latem para avisar o dono que eles querem alguma coisa. Talvez o cachorro esteja com fome, com sede ou apenas queira brincar.

Quando esse comportamento se torna excessivo, é necessário deixar claro para o animal que existem outras maneiras de chamar a atenção – por exemplo, arranhar com a pata ou sentar-se esperando perto de uma porta ou tigela.

Por que cachorros latem?

como fazer o cachorro parar de latir para visitas

Leia também: Como escolher um colchão novo: guia completo

Os cães nunca latem sem motivo, você sempre pode encontrar uma explicação para isso:

Medo

Você já percebeu que os cães têm um medo selvagem de sons ásperos e intensos: trovões, sirenes, gritos.

Tédio

Se um cachorro fica sozinho em casa o dia todo, ele começa a ficar entediado exatamente como uma pessoa. Mas se você tiver a oportunidade de encontrar entretenimento para si mesmo, o cão terá pouca escolha – roer os sapatos ou latir com vontade.

Diversão

Nesse caso, latir para cães é um sinal de deleite e satisfação. Os cães sempre latem quando seus donos começam a brincar com eles.

Prontidão

Sons estranhos e desconhecidos causam uma sensação de insegurança no cão, à qual ele responde com latidos altos. Por exemplo, um cachorro certamente reagirá a uma campainha, baterá, se os vizinhos começarem os reparos.

Sinal ou manipulação

Latir para cães é uma forma de chamar a atenção, por exemplo, se o animal quer comer, beber ou simplesmente está entediado e quer brincar.

Raiva

Uma sensação semelhante pode ser observada quando 2 cães se encontram. Em tal situação, latir é uma forma de os cães provarem sua superioridade.

Todas as emoções acima podem visitar um cachorro mais de uma vez por dia e, claro, a vizinhança com um animal de estimação tão barulhento pode deixá-lo louco. É por isso que é tão importante explicar ao cão quando é apropriado latir e quando é melhor ficar calado.

O que exatamente não pode ser feito?

como fazer o cachorro parar de latir quando fica sozinho

Vamos começar pelo oposto e, em primeiro lugar, considerar os erros que donos de cães inexperientes costumam cometer:

Abuso mútuo

Gritar com um cachorro que late em casa não significa acalmá-lo, mas provocá-lo ainda mais. Especialmente quando se trata de raças agressivas. Se você decidir comprar um cachorro, seja paciente e aprenda a manter a calma.

Treinamento ocasional

Você só pode treinar seu cão para não latir em casa durante o treinamento regular. Se você fizer comentários apenas ocasionalmente, o animal simplesmente não os levará a sério ou não se lembrará de nada.

Violência física

Bater é inadmissível em princípio. Primeiro, não é humano. Em segundo lugar, desta forma você não despertará o desejo de obedecer no cão, mas apenas desenvolverá o medo e a agressão latente.

Comentários sem esclarecer o motivo

Se seu animal de estimação começar a latir, primeiro descubra por que ele está latindo. Talvez ele queira brincar, ou talvez ladrões estejam tentando entrar na casa.

Repreensões assim podem desencorajar qualquer desejo de protegê-lo, mas você não quer que o cachorro se transforme em um enfeite decorativo.

Não siga o exemplo do animal

Os cães têm um grande número de qualidades que os humanos possuem, incluindo astúcia. Se o cachorro está tentando manipular você, e com a ajuda do latido pedir um pedaço de carne do prato, em nenhum caso não desista. No futuro, ele fará esse tipo de manipulação constantemente.

Se você quiser ensinar seu animal a ficar quieto, primeiro estude cuidadosamente as táticas de comportamento e os métodos de treinamento.

9 Dicas de como fazer um cachorro parar de latir

como fazer o cachorro parar de latir de madrugada

Veja mais: Como escolher uma panela: 6 modelos para cozinhar

O processo de desmame é sistemático e gradual, portanto exigirá muita paciência do proprietário. É preciso focar a atenção do cão no que pode e não pode ser feito não só em casa, mas também na rua.

1 – Comando “quieto”

Enquanto caminha, espere até que o cachorro comece a latir, enquanto você diz o comando “quieto!” Depois de alguns minutos latindo, cubra suavemente o rosto do cão com as palmas das mãos e diga o comando “quieto”. Assim que o cão se calar, trate-o com um agrado e elogio. É necessário fazer o exercício todos os dias até que o cão o domine sem a ajuda do dono.

Distraia sua atenção toda vez que ele começar a latir. Use algo que emita um som alto para chamar a atenção dele e diga “Quieto!” Com clareza e firmeza.

2 – Acariciando orelhas

Muitos cães param de latir se o dono agarrar ou acariciar suas orelhas de repente. Essa manobra provavelmente confundirá o cão, e você terá alguns segundos para voltar sua atenção para outra coisa, por exemplo, seu brinquedo favorito.

3 – Hora de brincar

Muitos cães latem para convidar outros cães para correr e brincar. Isso é completamente normal, mas o quão aceitável é esse comportamento e se vale a pena forçar o cão a esperar até que ele se acalme depende de você.

Como já mencionado, latir é, entre outras coisas, uma forma de mostrar que o cão está entediado. Tente dar aos seus animais de estimação os passeios mais ativos e interessantes para que, quando voltem para casa, não tenham outro desejo a não ser comer e dormir.

4 – Aditivos alimentares

Um suplemento alimentar à base de ervas e melatonina com um efeito calmante pode ser usado para acalmar animais de estimação hiperativos que não são ajudados nem mesmo por uma caminhada ativa.

Os suplementos são feitos à base de camomila, valeriana e outras ervas, com adição de melatonina, que suprime as funções das gônadas dos animais. Você pode usar os medicamentos somente após consultar um veterinário.

5 – Elimine o fator irritante

Se o cão tem medo de um sino alto, substitua-o. Se você não gosta do som da máquina de lavar, ligue-a quando for passear. O principal erro é acreditar que o cão deve atender plenamente aos seus desejos, ao mesmo tempo que ele tem suas próprias preferências, medos e necessidades.

6 – Sozinho em casa

Seu cachorro pode latir se for deixado sozinho em casa. Tente tocar música ou rádio enquanto você estiver fora, para que ela ouça os sons familiares associados à presença da pessoa. Você também pode deixar alguns brinquedos que chamarão a atenção do cão por um tempo enquanto você não estiver em casa.

Uma boa forma de prevenir a ansiedade é dar ao seu cão uma peça de roupa pessoal ou algo que cheire a casa.

Enquanto estiver em casa, não se esqueça de brincar com o seu cão e dar-lhe a atividade física necessária. Afinal, seu animal de estimação sentiu tanto sua falta e você não encontrará a melhor maneira de fortalecer seu relacionamento.

7 – Em guarda

Um dos motivos mais comuns para latir é que o cão está “de plantão”. Se o seu cão vir alguém se aproximando da casa, ele irá latir imediatamente para alertá-lo. Como você é o líder da matilha, o cão pensa que você deve descobrir o que está errado.

Certas raças de cães foram criadas para desempenhar essa mesma função, caso em que tal comportamento deve ser encorajado. Deixe seu cão latir para chamar sua atenção, mas depois acalme-o quando tiver certeza de que não há ameaça para sua casa.

8 – Consistência é importante

A consistência é importante em todos os aspectos do treinamento. Os cães respondem bem aos procedimentos de rotina e isso aumentará muito suas chances de sucesso.

Nunca é tarde demais para ensinar novos truques a um cachorro velho, e há muitos lugares para ajudá-lo a aprender como lidar com seu animal de estimação adequadamente.

Quando o cachorro parar de latir, elogie-o e recompense-o com algo. Nunca grite para que seu cão se cale, pois isso pode causar ansiedade e anular todas as conquistas de treinamento.

Além disso, você pode facilmente enganar seu animal de estimação com isso – ele pensará que você está latindo também. Gritar apenas reforça o hábito de latir.

O treinamento é a melhor maneira de corrigir o comportamento do seu cão. Lembre-se de que na maioria das vezes o seu cão late é uma parte perfeitamente normal da vida dele. Vale a pena tomar qualquer atitude apenas se o latido se tornar excessivo e inexplicável.

Se o seu cão continuar a latir, entre em contato com o veterinário para obter conselhos adicionais ou até mesmo sugerir outro método de correção.

9 – Manobras de distração

Se todos os métodos acima falharem, tente desviar a atenção do seu cão. Por exemplo, peça a ela para demonstrar habilidades já dominadas: dar uma pata, sentar, ficar ao lado de e assim por diante.