28 de Abril, 2021

Como escolher uma panela: 6 modelos para cozinhar

Por frangonapanela

Mesmo uma anfitriã experiente nem sempre consegue escolher uma frigideira de alta qualidade . O que podemos dizer sobre os compradores que primeiro encontraram a necessidade de comprar esses utensílios de cozinha. Um iniciante inexperiente pode facilmente se perder na abundância de variedade, materiais e formas. Como não se enganar com a escolha e qual frigideira é melhor comprar para sua cozinha, o artigo vai ensinar.

Objetivo de comprar uma frigideira

Indo para uma nova frigideira, a tarefa de suma importância é decidir sobre os pratos para os quais ela será comprada. Na verdade, existe uma grande seleção de utensílios para fins universais e específicos no mercado. Um exemplo é a máquina de fazer panquecas: sua superfície é ideal para panquecas e omeletes, mas absolutamente inadequada para cozer guisados de vegetais (bordas muito baixas). Da mesma forma com outros modelos.

Além disso, também vale a pena considerar o número de porções, a superfície do fogão, a camada antiaderente. Combinando esses critérios de seleção em um único todo, resultará na compra de uma frigideira que não só é perfeita na aparência, mas também que melhor atende a todas as necessidades do cozinheiro.

Quais são as melhores e mais seguras panelas – uma visão geral de 6 tipos de utensílios

Os balcões das lojas estão cheios de uma variedade de panelas. Tudo está aqui: grande e pequeno, com alças, sem elas, com tampas, etc. Para que pratos cada um é? O artigo irá ensiná-lo rapidamente como distinguir as panelas para os fins a que se destinam. Existem 6 tipos deles.

Frigideiras clássicas

Esta é a mesma opção universal. Adequado para fritar carnes e peixes, estufar legumes, fazer molhos e outras delícias culinárias. Você pode reconhecer esses pratos por uma série de sinais:

  • forma necessariamente redonda;
  • um (raramente dois) cabo longo.

Mas a altura das paredes, o diâmetro e o material de fabricação podem ser qualquer coisa. Bem como a paleta de cores. Os utensílios de cozinha tradicionais são adquiridos para uso diário e regular. É por isso que é melhor escolher um tamanho médio, idealmente 18-24 cm.

Braseiros

Assemelha-se visualmente a uma frigideira clássica, apenas equipada com duas pequenas alças. Esses pratos são imprescindíveis para um chef profissional, mas também são adequados para cozinhar em casa. Os utensílios podem ser usados no forno ou no fogão. É feito de metal de alta qualidade, principalmente ferro fundido.

Quais são as características do braseiro? 2 pontos:

  1. Inferior. O braseiro tem um fundo espesso com várias camadas. Isso garante uma distribuição uniforme do calor na superfície. Como resultado, o alimento é cozido da mesma forma no centro e ao longo das bordas do fundo, não queima, não gruda.
  2. Fixação soldada de cabos. Isso é feito não apenas para fortalecer, mas também para proteger contra queimaduras. A fixação por soldagem mantém as alças frias, mesmo quando a panela está em chamas.

Os braseiros são usados para cozer carnes, vegetais, pratos de peixe, além de fritar qualquer tipo de alimento. Graças às pegas compactas, é conveniente colocar os pratos no forno e depois de arrefecer – no frigorífico.

Grelha

Pode ser redondo, quadrado ou retangular. A principal característica desses pratos é o fundo com nervuras, devido ao qual aparecem listras características a la barbecue nos produtos. Eles cozinham nessas panelas com uma quantidade mínima de óleo, mas a comida ainda é suculenta, com uma crosta crocante apetitosa. Como isso acontece?

  • os produtos ficam nas costelas sem tocar na base dos “caroços”;
  • toda a gordura e óleo se acumulam nas ranhuras.

Como resultado, são preparados alimentos saudáveis e até dietéticos com sabor natural. As frigideiras grelhadas são utilizadas para uma cozinha saudável. É elementar distingui-los das outras panelas: nervuras no fundo, tampa, peso.

Para sua informação: existem churrasqueiras especiais. Seu fundo é originalmente projetado e pode ser facilmente limpo de sujeira. Os fãs de pratos “fumegantes” podem adquirir adicionalmente uma grelha de grelha, que é instalada no corpo da frigideira por meio de pinças.

Stewpan

Que frigideira escolher se quiser refogar e fritar ao mesmo tempo? Isso mesmo, um guisado. Esta mistura de frigideiras e caçarolas permite cozinhar qualquer iguaria: pratos de carne, sobremesas e até ovos mexidos com sopas.

O que faz o guisado se destacar:

  • fundo e paredes espessas para aquecimento uniforme dos ingredientes;
  • cobrir (para que o líquido não evapore rapidamente);
  • alças para facilidade de uso.

A panela é adequada para fogão e forno. Ao comprar uma panela, você pode desembolsar um pouco e escolher a opção com termômetro ou fundo estriado. Também existem no mercado modelos com balança para melhor controle do nível do líquido no prato.

Fabricante de panquecas

Frigideira especialmente concebida para fritar panquecas, panquecas, cheesecakes, omeletes. Características distintivas dos utensílios para panquecas : fundo plano, paredes baixas, formato redondo. Via de regra, essas panelas vêm sem tampa, com um cabo longo e confortável. Graças ao seu design, a frigideira combina perfeitamente com as pás giratórias, que podem ser facilmente colocadas sob as panquecas.

Wok popular

Pratos interessantes que chegaram até nós da culinária chinesa. Tem um formato de cone exclusivo, afinando em direção à parte inferior. Os utensílios são sempre redondos, os lados são altos. Na versão tradicional, a wok tem duas pequenas alças nas laterais, uma tampa em forma de cúpula e uma grelha onde são colocados os pratos prontos.

A forma de cone (topo largo, fundo estreito) permite que você misture convenientemente quaisquer ingredientes para distribuir uniformemente o molho ou a marinada. Além disso, mexer os alimentos garante que não haja queimaduras ou partículas de alimentos aderindo ao fundo.

Coisas interessantes em um wok:

  • aquecimento rápido em toda a superfície;
  • preservação de calor a longo prazo;
  • as paredes e o fundo são aquecidos de forma desigual.

Essa frigideira é adequada para preparar produtos semiacabados, pratos chineses, obras-primas culinárias com ingredientes volumosos, por exemplo, refogado.

Como escolher uma frigideira antiaderente?

O revestimento antiaderente evita que os alimentos grudem no fundo da panela. É por isso que essa camada é necessária. Engrossa os pratos e aumenta a sua eficiência.

Existem vários tipos de superfícies antiaderentes:

  1. Teflon . Material mais popular. Aplicado principalmente em substratos de alumínio ou aço. O revestimento de teflon é resistente a altas temperaturas. Para evitar que os alimentos queimem nessa superfície, muitas vezes ela é “decorada” com um relevo. Basta virar os alimentos com uma espátula de madeira ou plástico para que o Teflon não risque.
  2. Cerâmica . É geralmente aceite que este é o revestimento mais amigo do ambiente. A base é alumínio, ferro fundido. Sua resistência e durabilidade são dezenas de vezes maiores do que o Teflon. A cerâmica garante um aquecimento rápido e uniforme, bem como um arrefecimento lento, para que os alimentos fiquem quentes durante muito tempo.
  3. Granito ou mármore . Durabilidade e confiabilidade garantidas por séculos. Uma frigideira com esse revestimento aquece uniformemente em toda a superfície, o que garante uma torrefação completa do prato. O granito, assim como o mármore, não está sujeito a danos mecânicos; você pode usar quaisquer acessórios adicionais, incluindo lâminas de metal.
  4. Titanium . O revestimento é amigo do ambiente, inofensivo para a saúde, não satura os alimentos com sabores ou odores estranhos. Essa frigideira durará mais de 20 anos e será calmamente herdada por filhos ou netos.

Qual frigideira é a melhor, cabe ao cliente decidir. Afinal, o material de fabricação e o antiaderente afetam diretamente o custo do produto. Isso significa que você precisa basear-se no orçamento, na frequência de uso e nas condições de operação.
A maioria das pessoas pensa que é melhor gastar uma vez em um item de qualidade do que trocar os pratos a cada 2-3 meses. Alguns compradores, ao contrário, preferem comprar pratos mais baratos e gastar o resto do dinheiro em outras necessidades. A questão é controversa e é resolvida exclusivamente em uma base individual.