11 de Junho, 2021

Como escolher um colchão novo: guia completo

Por frangonapanela

Escolher um colchão não é tarefa fácil, especialmente se esta for sua primeira vez fazendo isso.

Em um período de tempo tão longo de sono, é extremamente necessário para que o corpo possa descansar plenamente, receber uma nova carga de vivacidade e energia para o dia que se aproxima.

Portanto, é extremamente importante que o corpo não sinta nenhum desconforto durante o sono. O sono tem que ser saudável, calmo e profundo.

Ao contrário do que muitos pensam, o colchão tem uma vida útil. Porém, a necessidade de trocar o colchão pode vir mais cedo – se ele cedeu ou deformou, as molas começaram a ser sentidas ou surgiram depressões na superfície.

Então, veja dicas de como escolher colchão, levando em consideração as características fisiológicas individuais e as preferências de gosto. Aconselhamos que você pegue um pedaço de papel e uma caneta e marque a cada bloco o que mais lhe convier.

Lembre-se: uma cama bem escolhida é a chave para uma saúde excelente e sucesso!

Como escolher um colchão?

Não se pode aconselhar o mesmo colchão a uma pessoa que se mexe muito durante o sono e a uma pessoa com dor nas costas ou que dorme de barriga para baixo. Não é uma coisa tão simples como escolher uma panela.

Além disso, este é um produto que não pode ser selecionado, focando apenas na aparência. Nossa saúde e bem-estar dependem diretamente disso. Mas vendo um grande número de recursos, nos perdemos e não sabemos como comprar o melhor.

como escolher um colchão de qualidade

Para ajudá-lo a descobrir, listamos os principais pontos que o ajudarão a fazer sua escolha. Esperamos que com a nossa ajuda o processo de compra seja fácil e agradável para você.

Diferença entre os colchões

Hoje, os fabricantes oferecem um grande número de opções diferentes de colchões para dormir. Eles diferem nos seguintes parâmetros:

  • Preço
  • Dimensões
  • Restrição de peso corporal
  • Rigidez
  • Tipo de mecanismo
  • Quantidade e o tipo de enchimentos
  • Propriedades adicionais

Saiba mais sobre algumas dessas características:

Rigidez

Qual colchão é melhor escolher: duro ou macio? Para escolher um colchão ideal em termos de rigidez, analise o local de dormir em que você dorme agora. Você se sente confortável com essa rigidez? O que você gostaria de mudar?

Preste atenção especial se há dores nas costas ou no pescoço, pois podem indicar um local de dormir mal organizado.

Um colchão excessivamente firme exerce muita pressão sobre os ombros e a região pélvica. Muito mole, ao contrário, não pode fornecer apoio suficiente ao corpo e não permite que a coluna se endireite.

A regra geral é: quanto mais peso, mais rígido deve ser o produto. Embora isso seja verdade, também não se deve esquecer que a seleção do peso deve levar em consideração a altura do usuário.

Como escolher a rigidez certa? Antes de comprar, vá até a loja e deite sobre produtos com rigidez diferente.

Recém-nascidos e crianças com menos de 3 anos de idade são aconselhados por cirurgiões ortopédicos a dormir em superfícies duras. Isso é necessário para a formação correta da coluna vertebral.

Para uma criança de 3-10 anos, escolha um modelo sem mola moderadamente rígido.

Um adolescente pode dormir com produtos de dureza moderada a média.

90% das pessoas de 20 a 50 anos são adequadas para modelos de dureza média. No entanto, concentre-se no bem-estar e na saúde.

Depois dos 50 anos, é aconselhável amolecer o local de dormir o máximo possível para minimizar a contrapressão nas articulações e não interromper o fluxo sanguíneo.

Dimensões

As larguras padrão das camas variam, podem ser de solteiro, casal, queen e king.

A escolha depende da altura e do peso de quem vai dormir nela. Quanto mais larga for a cama, melhor dormirá o suficiente. O comprimento é determinado pela altura da pessoa mais alta dormindo: a essa figura você precisa adicionar 20 cm.

Um indicador igualmente importante é o peso. Quanto mais uma pessoa pesa, mais apoio o colchão deve oferecer, especialmente ao redor das coxas e nádegas. E vice-versa: quanto menor o peso do dono, menos firme deve ser o colchão, pois se nem todas as partes do corpo estiverem em contato com a superfície do colchão, o apoio é excessivo.

Peso

O peso é proporcional à rigidez da superfície de dormir:

  • Até 60 kg – macio e moderadamente macio
  • 60-90 kg – médio
  • 90 kg – moderado e alto

Mecanismo: com mola ou sem mola

“Recomende um bom colchão ortopédico para a cama” – esse é o tipo de pedido que geralmente começa com o cliente. Com uma contra-pergunta “Qual você quer: com mola ou sem mola?”

As pessoas acham difícil responder. É uma questão de gosto, ou melhor, de sensação. Quer sentir o efeito saltitante de um trampolim? Em caso afirmativo, procure colchões de molas. As molas, por sua vez, nos modelos são dependentes e independentes.

como escolher um colchão de casal novo

Um colchão sem molas de alta qualidade dura mais do que um colchão de molas 10-15 anos. Consiste inteiramente em enchimentos.

Porém, é impossível dizer qual colchão é melhor. Ambos os tipos têm suas próprias vantagens e desvantagens. Portanto, a escolha de um colchão deve ser abordada individualmente.

Por sua vez, os colchões de molas são divididos em: – colchões em um bloco de molas dependente – colchões em um bloco de molas independente.

De acordo com a classificação aceita, todos os colchões ortopédicos são divididos em dois tipos – molas com bloco dependente ou independente e sem molas. Cada um tem características e vantagens individuais. Onde parar a escolha final, cabe a você.

O fio da mola é feito com fio durável de alta qualidade de vários diâmetros, que foi submetido a tratamento anticorrosivo e endurecimento. Os modelos de tais blocos diferem na tecnologia aplicada de colocação dos elementos e sua quantidade. Melhor suporte corporal é fornecido por ter mais molas.

Um bloco de molas dependentes “Bonnel” consiste em elementos de cinco voltas. Cada um está rigidamente conectado aos seus vizinhos; sob carga em um deles, os outros são imediatamente comprimidos. Este tipo de bloco é usado no colchão Spectra.

Os blocos de molas independentes são diferenciados pelo fato de que cada elemento está localizado em uma caixa individual em um estado comprimido.

Os inovadores blocos de mola Ampulheta (ampulheta) aplicam um efeito de três zonas. O trabalho de cada mola consiste em várias etapas – a maciez inicial é substituída por sustentação e elasticidade.

Em blocos Pocket Spring utiliza-se em forma de corpo de mola, confeccionado em fio de aço inoxidável, o que aumenta muito a resistência e proporciona maior sensibilidade às cargas que entram.

Pelas suas características tecnológicas, este aparelho adapta-se facilmente à forma e ao peso de qualquer pessoa. Ideal para casais com diferenças significativas de peso.

Springless, como o nome sugere, não é baseado em blocos de mola. Em vez disso, uma variedade de enchimentos feitos de materiais naturais ou artificiais são usados. Muitos usuários preferem escolher este tipo de colchão devido à sua confiabilidade, tranquilidade, conforto e facilidade de transporte.

Qualquer pessoa que está acostumada a adormecer de costas ou de lado precisa de uma cama mais resistente. As travessas precisam de um colchão macio para a cama.

Condição da coluna

Se você tem doenças crônicas nas costas, lesões – protrusões, hérnias intervertebrais – consulte um ortopedista ou neurocirurgião antes de comprar.

Como escolher o colchão de casal certo?

Determine os parâmetros para cada parceiro e encontre um meio-termo. Não se esqueça de verificar o parâmetro como a carga máxima permitida. Mostra quanta pressão um colchão pode suportar. O peso da pessoa mais pesada do par não deve ultrapassar o número indicado.

O nível de conforto depende diretamente da largura da cama. Isso é especialmente verdadeiro para cônjuges que dormem juntos na cama.

Para determinar quanto espaço cada um de vocês precisa, execute um teste. Coloque as mãos na cintura e peça ao seu parceiro para medir a distância de um cotovelo ao outro. Então mude. Some os resultados e obtenha a largura perfeita.